Satisfaction x 3 (HP)

Hoje, dia 2 de Maio, não há Cover de Bruxelas : a RUC vai transmitir a Assembleia Magna.

Quais são as três melhores versões de '(I Can't Get No) Satisfaction' dos Rolling Stones ? E a resposta é...

1. Residents : 7" de 1976 (reedição em 1978)
Como transmitir musicalmente a ideia de insatisfação ? Os Residents apontam o caminho : com o ritmo de um elefante pachorrento a ser assado dentro do motor de um avião a jacto. Uma ameaça a pairar no ar : a versão dos Residents parece ser cantada por um serial killer. Mesmo que não existissem palavras ficar-se-ia com a ideia de frustração implantada no cérebro.

2. Devo : 7" de 1977.
O Booji Boy tem estilo que também não falta aos seus quatro companheiros. O anti-darwinismo da teoria da de-evolução : mas os Devo não macaqueiam os Rolling Stones. Uma versão sóbria com uma vocalização algo frígida, os sentidos embotados pela insatisfação. Um aroma robótico condimentado por uma epilepsia de circuitos electrónicos. A guitarra vai arranhando a pele, aqui e ali, sem chegar ao orgasmo.

3. Blue Cheer : versão no LP Outside Inside (1968)
Um trio de cro-magnons a apontar para a aurora do heavy metal. Volume sonoro em velocidade de cruzeiro. Take no prisoners. Os Blue Cheer devem ter-se inspirado na versão feita por Otis Redding no Festival de Monterey em 1967. Um único desejo : arrasar e continuar a arrasar.